Por que procurar um psicólogo?
- Fernanda Libanore
- 9 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Quando você sente fortes dores no corpo e febre logo procura um médico, não é mesmo? Quando sente incômodo nos dentes então procura algum dentista, certo? E desta maneira, você está cuidando de sua saúde. O que algumas pessoas não sabem, é que cuidar de si vai além do físico. Cuidar de você mesmo, também requer cuidar da sua mente. A psicoterapia auxilia a pessoa a lidar com suas emoções e conflitos psicológicos, sendo assim as pessoas que possuem dificuldades emocionais devem procurar psicoterapeutas.
Geralmente , deve-se procurar um profissional quando algum comportamento, sentimento e/ ou pensamento é incômodo , como por exemplo:
Sentir-se triste e desmotivado
Ter baixa autoestima
Sentir-se inseguro
Sentir medos e evitar situações por conta deles
Sentir que a sua ansiedade o impeça de levar uma vida normalmente
Ter problemas em relacionamentos interpessoais
Fazer escolhas viciosas e fracassadas
Emoções intensas
Pouco rendimento em suas produções , trabalho
Procurar prazer através de substâncias
Alguns sintomas, como angústias, medos, insegurança, dificuldades, impedem com que a pessoa desenvolva uma vida saudável por não saber lidar com seus próprios sentimentos. O psicoterapeuta é um agente facilitador de mudanças, ele auxilia o seu autodescobrimento e assim encontrar caminhos para lidar com as questões emocionais.
Se eu for ao psicólogo, vão achar que estou louco? Essa é uma pergunta que as pessoas se fazem, ou até mesmo contam piadas. Infelizmente, ainda existe preconceito em relação a terapia. A falta de conhecimento priva o próprio sujeito de cuidar-se, e poder ter uma vida melhor. Há pessoas que acreditam que ir ao psicólogo é sinal de fraqueza, ou derrota, pois bem, querer cuidar de si e melhorar como pessoa é o oposto disso. Aquele que procura um profissional está sendo maduro e valente ,não é fácil admitir fases e/ou comportamentos incômodos .
Se existe algo que te impeça de desenvolver uma vida saudável e prazerosa , procure um profissional. Será que não vale a pena dar atenção para suas questões pessoais?
Comentários